Zoe Saldana, do Guardiões da Galáxia, pede desculpas por não ser negra o suficiente para interpretar Nina Simone

>> sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Quatro anos depois de enfrentar uma onda massiva de hate, a Gamora de Guardiões da Galáxia Zoe Saldana abordou a controvérsia em torno de sua escalação como Nina Simone na cinebiografia de 2016 'Nina'.

Quando o filme foi lançado pela primeira vez em 2016, Saldana enfrentou uma reação violenta dos críticos teóricos raciais, com muitos ativistas afirmando que a atriz afro-latina não era "negra" o suficiente para retratar a falecida cantora.

Alguns críticos, incluindo a redatora de entretenimento da CNN, Lisa Respers France, acusaram Saldana de estar com o rosto negro devido ao escurecimento de sua pele feito para retratar Simone com precisão no filme.

A escalação de Saldana até resultou em uma agressão direta contra ela a partir do Twitter oficial do espólio da falecida cantora, que exigiu que Saldana 'tirasse o nome de Nina da sua boca. Para o resto da sua vida."

A proprietária do espólio de Simone descreveu o elenco como "doloroso", "angustiante, doloroso, nauseante" e "esmagador".

No dia 4 de agosto, Saldana conversou com Steven Canals, o criador e produtor executivo do drama da Netflix, Pose, para “conversar sobre Afro-Latinidad & Colorism”.

Na entrevista, Saldana afirma que acredita que “nunca deveria ter interpretado Nina”.

Ela continua: “Eu deveria ter feito tudo ao meu alcance com a vantagem que tinha há dez anos. Eu deveria ter tentado de tudo para escalar uma mulher negra para interpretar uma mulher negra excepcional.”

Saldana então expressa como ela sentiu todo o processo de escolha do elenco “foi doloroso” e argumenta que ela havia assumido o papel de Simone porque “Eu pensei naquela época que tinha permissão porque eu era uma mulher negra”.

Ela prossegue elogiando a falecida cantora, observando que Simone “teve uma vida e uma jornada que deveria ter sido honrada até os detalhes mais específicos, porque ela era especificamente detalhada; Sobre sua voz, sua opinião, seu ponto de vista sobre sua arte, e ela era tão honesta que merecia coisa melhor.”

Em um ponto durante a entrevista, Saldana desabou e fez um pedido choroso de desculpas ao público, dizendo “E com isso dito, eu sinto muito, eu sinto muito, porque eu amo a música dela. Não foi o suficiente, ela fez o suficiente, mas com isso ela é uma das nossas gigantes. Alguém deveria ter intensificado. Outra pessoa deveria contar a história dela ”.

Saldana continua: “Estou obcecado por Nina Simone, sua história não foi como um impacto global da porra quando levamos sua música para comerciais de carros e estou levando sua imagem, sua história e eu acho tudo bem com isso.”

A atriz, então, apresenta o curioso argumento de que se apropriara de sua própria herança, alegando “temos nos apropriado. Alguém como Nina Simone por muito tempo, e eu só quero que sua história seja contada e quero que seja certa porque ela merece, e nossos americanos merecem porque os americanos na América de hoje merecem que sua história seja contada.”

Ela então prometeu: “Eu sei melhor hoje e nunca vou fazer isso novamente. Nunca."

Quando a entrevista chega ao fim, Saldana explica que “Tão ruim, estou aprendendo, ainda estou processando. Processando por dez anos e acho que é uma conversa que quero ter. Não vou permitir que as pessoas me violem para me fazer sentir menor.”

Ela então prometeu: “Vou estar aberta a esta conversa para que possamos crescer a partir dela e possamos devolver a nós mesmos e uns aos outros, nossa identidade por enquanto”.

Esta não é a primeira vez que um ator ou atriz negro é criticado por não ser negro o suficiente para assumir um papel. Em março de 2019, os críticos afirmaram que o astro Will Smith não era negro o suficiente para interpretar o pai das grandes do tênis Serena e Venus Williams.


ASSISTA: