Yahoo! Japão proíbe anúncios que “criam complexos de inferioridade” sobre peso e características físicas

>> terça-feira, 8 de setembro de 2020


Esta semana o portal da Internet Yahoo! Japão implementou mudanças em suas políticas de publicidade. A nova regulamentação, que entrou em vigor na quinta-feira, proíbe o uso de linguagem publicitária que o Yahoo! Japão sente que causará um complexo mental / inferioridade naqueles que os vêem relacionado a um aspecto de sua aparência pessoal.


“Anúncios contendo declarações como as listadas abaixo podem causar complexos mentais nas pessoas”, afirma o comunicado à imprensa em japonês, dando exemplos de:


“Como tenho muitos pelos no corpo, não era popular com o sexo oposto, mas agora que uso produtos de remoção de cabelo, tornei-me popular.”


“Como eu era corpulento, as pessoas evitavam andar comigo, mas desde que comecei a usar produtos dietéticos, isso parou de acontecer.”


“Eu estava ficando careca e me preocupando com o que as outras pessoas pensavam sobre isso me fez perder a confiança, mas usando produtos de restauração capilar, recuperei minha confiança.”



Para esclarecer, a nova política do Yahoo! Japão não é uma repressão a anúncios fraudulentos ou golpes online que prometem resultados irreais, estão repletos de taxas ocultas ou infringem a privacidade do cliente por meio de truques de phishing. A eficácia do produto / tratamento oferecido e a transparência de seus preços são irrelevantes, já que o único teste decisivo da política recém-adicionada é se o Yahoo! Japão sente que vai criar um complexo emocional dentro daqueles que o vêem. “Afirmações que enquadram um aspecto da aparência física como algo complexo, preserva e promove a discriminação e é absolutamente imperdoável”, afirma o edital.

ASSISTA: