O diretor de Monty Python, Terry Gilliam, sobre o Pantera Negra: “Eu odiei o Pantera Negra. Isso me deixa louco."

>> terça-feira, 24 de dezembro de 2019


O famoso diretor de Monty Python, Terry Gilliam, discutiu recentemente seu ódio pelo Pantera Negra da Marvel Studios.


Em uma recente entrevista à IndieWire, Gilliam explicou por que ele odeia o filme.

“Eu odiava 'Pantera Negra'. Isso me deixa louco. Isso dá às crianças negras a idéia de que isso é algo em que acreditar. Besteira. É besteira absoluta.

Gilliam acrescentou: “Acho que as pessoas que fizeram isso nunca estiveram na África. Eles foram buscar um estilista para tecidos e coisas africanas. ”

Ele continuava: "Mas eu simplesmente odiava esse filme, em parte porque a mídia estava falando sobre a importância das besteiras".

De acordo com Ryan Lattanzio, da IndieWire, Gilliam seria perguntado "se ele achava que elogios críticos a Pantera Negra eram uma resposta politicamente correta que ignorava a estética em favor da política de identidade".

Gilliam respondeu dizendo: "Isso faz meu sangue ferver". A conversa aparentemente passaria aos comentários de Gilliam que ele fez durante o início do escândalo de Weinstein.

Gilliam declarou: “Estamos na era da vítima. Somos todos vítimas. É todo mundo, abusando de nós, tirando vantagem de nós. Somos impotentes, exceto que saímos e fazemos outras coisas. ”

Assim como as críticas de Martin Scorsese e Francis Ford Coppola aos filmes da Marvel, Gilliam expressaria sua antipatia pelo domínio deles nas bilheterias.

“Eu não gosto do fato de que eles estão dominando tanto o lugar. Eles estão recebendo todo o dinheiro que deveria estar disponível para uma variedade maior de filmes. ”

No entanto, ele descreveu os filmes como "brilhantes" do ponto de vista técnico.

“Tecnicamente, eles são brilhantes. Não posso culpá-los porque as habilidades técnicas envolvidas em fazê-los são incríveis. ”

Ele também acrescentaria:

"Se você é tão poderoso, deveria lidar com a realidade um pouco mais."

Gilliam forneceria uma longa crítica aos filmes da Marvel e a ideia de que todos podem ser um super-herói.

“O que eu não gosto é que todos temos que ser super-heróis e fazer algo que valha a pena. Isso é o que me deixa louco. É o que esses filmes estão dizendo aos jovens. E para mim não está confrontando a realidade da condição humana entre aspas. Você sabe como é ser um ser humano normal em situações difíceis e resolvê-los sobrevivendo. ”

Ele acrescenta: “Não posso culpá-los pelo puro espetáculo, exceto que é repetitivo. Você ainda tem que explodir outra cidade.

Ele continuaria com sua crítica:

“Onde está a gravidade, onde está a gravidade real? Porque [nos filmes de super-heróis] tudo é possível. São as limitações que tornam a vida interessante. Ok, então seu traje queima. Então você ganha outro traje porque você é Tony Stark. Não é o suficiente. Eles dominam muito.

Em seguida, ele volta ao seu argumento sobre filmes de super-heróis sugando todo o dinheiro nas bilheterias e, portanto, onde os estúdios estão investindo seus recursos na produção de filmes.

“Não há espaço ou dinheiro para uma maior variedade de filmes. Você faz um filme com mais de US $ 150 milhões ou menos de US $ 10 [milhões]. Onde estão todas essas outras coisas? Não existe mais. Eu faço filmes onde estou tentando fazer as pessoas pensarem. Quero dizer, tento entretê-los o suficiente para que não durmam comigo, e eles estão lá para fazer você pensar e olhar o mundo de uma maneira diferente e, espero, considerar possibilidades. Esses filmes não fazem isso. ”



ASSISTA: