Autora de Harry Potter, JK Rowling, devolve prêmio humanitário após ser criticada por suas opiniões sobre transgêneros

>> segunda-feira, 31 de agosto de 2020


A escritora de Harry Potter, JK Rowling, devolveu um prêmio que recebeu no ano passado da organização de Direitos Humanos Robert F Kennedy, depois que sua presidente criticou a opinião de Rowling sobre questões transgênero.


No ano passado, a organização concedeu a Rowling o Ripple of Hope.

Uma homenagem humanitária que reconhece “líderes das comunidades internacionais de negócios, entretenimento e ativistas que demonstraram um compromisso com a mudança social e refletem a paixão de Robert Kennedy pela igualdade, justiça, direitos humanos básicos e sua crença de que cada um de nós pode fazer a diferença .”

Depois que Rowling publicou um ensaio no início deste ano que explicava sua crença de que o ativismo trans contemporâneo estava "causando danos demonstráveis ​​ao tentar erodir a 'mulher' como uma classe política e biológica e oferecendo cobertura para predadores como poucos antes dela", a presidente da organização Kerry Kennedy acusou Rowling sobre as “degradantes experiências vividas por pessoas trans”.

Em uma declaração oficial postada no site oficial da organização de Direitos Humanos Robert F. Kennedy, Kennedy afirmou que Rowling “escolheu usar seus dons notáveis ​​para criar uma narrativa que diminui a identidade de pessoas trans e não binárias, minando a validade e integridade dos comunidade transgênero inteira.”

Kennedy afirmou ainda que “os ataques de JK Rowling à comunidade transgênero são inconsistentes com as crenças e valores fundamentais dos Direitos Humanos RFK e representam um repúdio à visão de meu pai”.

Em resposta a Kennedy, Rowling publicou sua própria declaração que criticava como a presidente da organização “recentemente sentiu que era necessário publicar uma declaração denunciando minhas opiniões no site da RFKHR”.

Como ela afirmou que a “declaração incorretamente implicava que eu era transfóbica e que sou responsável por causar danos a pessoas trans”.

Rowling continuou e disse que “refutaria absolutamente a acusação de que eu odeio pessoas trans ou desejo-lhes mal, ou que defender os direitos das mulheres é errado, discriminatório ou incita danos ou violência à comunidade trans”.

“Como a grande maioria das pessoas que me escreveram, não sinto nada além de simpatia por aqueles com disforia de gênero e concordo com os médicos e terapeutas que entraram em contato e desejam ver uma exploração adequada dos fatores que levam a isso” explicou Rowling.

Rowling então escolheu ficar “Em solidariedade com aqueles que me contataram, mas que estão lutando para fazer suas vozes serem ouvidas”, e anunciou que ela “não tinha opção a não ser devolver o prêmio Ripple of Hope concedido a mim no ano passado”.

“Estou profundamente triste que RFKHR tenha se sentido compelido a adotar essa postura, mas nenhum prêmio ou honra, não importa minha admiração pela pessoa que o recebeu, significa tanto para mim que eu perderia o direito de seguir os ditames de minha própria consciência", conclui Rowling.

No momento da escrita, o site oficial da organização não traz nenhuma menção aos laureados de 2019, dos quais Rowling era membro, e o material promocional para a entrada da cerimônia de premiação em 2020 optou por focar nos indicados e vencedores de 2018.


ASSISTA: