Dublador de Darth Maul fala sobre Últimos Jedi: “Você não pode reinventar Star Wars sem conhecer Star Wars primeiro”

>> quarta-feira, 6 de maio de 2020


O dublador de Star Wars: The Clone Wars, Sam Witwer, que interpreta Maul, recentemente falou sobre Rian Johnson e seu filme Últimos Jedi.


Durante um recente stream do Twitch, no qual ele jogava Battlefront II, Witwer se abriu sobre suas opiniões sobre o filme e Rian Johnson.

Ele declarou: “Último Jedi, para mim parecia um filme feito por um cara que ainda não tinha feito sua lição de casa. Eu acho que Rian Johnson é um cara talentoso, mas Bruce Lee não desenvolveu o Jeet Kune Do sem aprender Kung Fu primeiro.”

Ele então declarou: “Você não pode reinventar Star Wars sem conhecer Star Wars primeiro”.



Witwer continuou: “Para mim, não argumentou convincentemente por que Luke não iria ajudar sua irmã. Ou se, de fato, Luke está se escondendo naquela ilha porque se sente tão mal por ter lidado com Kylo Ren, por que Luke está falando porcaria com Kylo Ren no final do filme? Parece ... bem, qual é? Você se sente mal por machucar esse garoto? Ou você vai falar mal dele?

Witwer então declarou: “Esta é apenas a minha opinião, pessoal. O meu caso é que, se você descobrir... Havia muitas coisas em Últimos Jedi que eu acho convincentes do ponto de vista do cineasta Rian Johnson, elas simplesmente não se encaixavam bem em Guerra nas Estrelas. Eu não acho que ele fez sua lição de casa de Guerra nas Estrelas. Não em termos de detalhes ou as naves espaciais, estou falando sobre os temas, sobre o que é, sobre o que os personagens são.”

Ele então discutiu o filme como um autônomo fora do cânone de Guerra nas Estrelas: “Como um filme autônomo, se eu não souber quem é Luke, ou o que Luke representa, ou o que os Jedi são, ou qualquer uma dessas coisas, acho que existem algumas coisas realmente convincentes lá. E se isso é significativo para você, é incrível.”

Ele concluiu: “O que você deve fazer hoje em dia se quiser continuar Star Wars é aceitar que outras pessoas terão sua própria tese sobre Star Wars e talvez não concorde com isso. Mas Guerra nas Estrelas não continua se essas pessoas tiverem chance.”

Witwer parece tentar retratar seus comentários depois que Disney Star Wars Is Dumb publicou um artigo intitulado “Sam Witwer diz que Rian Johnson não fez sua lição de casa."

Ele respondeu à manchete do artigo: “Oh cara, isso não foi o que foi dito. Passei a expressar que, seja algo da minha minha xícara de chá ou não, as contribuições de Rian Johnson ajudaram Star Wars a continuar. Por favor, não morda a isca.


Quando confrontado com uma paráfrase de seus próprios comentários, Witwer se dobrava e afirmava que a manchete era clickbait.


Exceto que o título é completamente preciso. Witwer de fato afirmou que Johnson não conhecia a história de Guerra nas Estrelas várias vezes em pouco mais de dois minutos. Ele até sugeriu que Johnson realmente não conhecia Guerra nas Estrelas com sua comparação com Bruce Lee.

No entanto, uma coisa que Witwer argumenta é que ele acredita que, para que um bom conteúdo de Star Wars continue sendo feito, você deve aceitar que haverá um conteúdo ruim ao longo do caminho também.

Ele expressou um sentimento semelhante em uma entrevista em 2018 no canal da Electric Playground Network no YouTube, onde observa que a primeira temporada de Star Trek: The Next Generation foi muito ruim, mas sem a primeira temporada, você não consegue as melhores e mais recentes temporadas de The Next Generation, bem como o Deep Space Nine.

No entanto, ele também expressou seus próprios problemas pessoais com o retrato de Luke Skywalker, de Últimos Jedi.

Ele explicou: “Se você muda fundamentalmente o caráter da tela, nesse momento convida as pessoas a discordarem de você. Você trouxe isso para sua casa nesse ponto, se você é o cineasta.

Ele acrescentou: “Eu sempre senti que Luke Skywalker [era o epítome de não desistir]. Sim. Então, eu não necessariamente concordo com essa versão do personagem.”

Ele continuou: “A última coisa que vimos foi um cara que teve o nível de compaixão que seria necessário para atirar sua arma na frente de seu inimigo mortal e declarar: 'Eu não vou lutar contra ninguém. Eu não vou machucar ninguém. E certamente não vou machucar esse homem, meu pai. Você falhou porque é isso que é um Jedi. Eu sou um homem de paz.' Esse cara não pensa nem por um momento em matar o filho do melhor amigo e da irmã. Ele não pensa nisso por um momento.


ASSISTA: